sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dicas De Como Desenvolver Suas Partes Mais Fracas



Você está frustrado porque possui uma região ou mais do seu corpo que parece não se desenvolver? E ainda pior é quando você se esforça para mudar a situação mas não consegue ou não sabe de fato o que precisa ser feito. Então, preste atenção nessas dicas!
Muitas pessoas que começaram a treinar e que talvez possuem entre 6 meses a 1 ano de treinos começam a observarem mudanças consideráveis nos seus corpos. Ele observam progressos nos seus braços, mas percebem que não estão tendo evolução por exemplo nos peitorais, ou estão felizes com as coxas, mas parecem não verem resultados nas panturrilhas, por exemplo…
Outros estão felizes com seus resultados até o momento que começam a comparar o seu físico com de outros caras que eles costumam ver na academia, só que infelizmente, eles ficam comparando os seus corpos com de caras que já treinam há anos e por isso acham que não estão se desenvolvendo!
Eu mesmo sou testemunha viva dessa situação! Por diversas vezes ficava feliz e satisfeito com meus treinos e meus resultados, mas quando ficava olhando para caras mais fortes do que eu me desanimava, e aí, quando por exemplo tiravam uma foto minha em uma festa, ou com amigos e me observava nas fotos, eu via que realmente eu estava bem e só estava enfiando coisas de mais na minha cabeça!

Será Mesmo Que “Suas Partes Fracas” Estão Fracas???

Frequentemente quando você começa a observar certas partes do corpo e pensa que esses gurpamentos musculares não estão respondendo ao treinamento, algumas coisas podem estar acontecendo…
A primeira, é que você está comparando grandes grupamentos musculares (que respondem mais lentamente) com grupamentos musculares pequenos (que você vê resultados mais rapidamente).
A segunda é que tais regiões não estão fracas, mas, você está querendo elas maiores ainda e se possível para agora!
Quem aqui já foi elogiado por alguém que disse: “tá forte ein cara!” aí o cara responde: “que nada…preciso melhorar!”
Ou seja, muitas vezes você é que está enfiando besteiras na sua cabeça! Você está forte sim até mesmo nas regiões mais fracas mas PENSA que não está e ainda por cima não aceita elogios dos outros!
Não se preocupe, eu TAMBÉM já fui assim!
Não há nada de errado em querer ver resultados melhores, porém, tenha o bom senso de analisar se realmente você está fraco ou não e não sabote-se e desanime-se quando se comparar com os outros. Não queira comparar um chipanzé com um gorila porque são duas coisas completamente diferentes!
Não espere os mesmos resultados no mesmo quadro de tempo, por exemplo, do seu peitoral e tríceps e não espere treinar por 6 meses e ter um peitoral como o do cara lá da sua academia que já treina há 5 anos!
Não somente ele treina a anos a mais do que você, mas provavelmente a constituição genética dele é totalmente diferente da sua.
Retirei Algumas Minhocas Da Sua Cabeça? Espero Que Sim…

Mas, Mesmo Assim, Que Dicas De Treinos São Boas Se Eu Quiser Desenvolver Minhas Partes Fracas?

Não quero dizer com este artigo que você está enganado e que não existem partes fracas. De fato elas existem sim e provavelmente pelo menos uma região nós possuímos…
Geralmente as partes fracas de uma pessoa, aquelas mais difíceis de desenvolver são os trapézios, antebraços, panturrilhas.
Mas, tem gente que pode ter essas regiões desenvolvidas e outras fracas…
Enfim, cada um tem suas peculiaridades.

Dicas Para Desenvolver Partes Fracas

Dica # 1

Você Realmente Está Treinando Sua Região Mais Fraca?

Tem gente que por exemplo reclama que possui o antebraço “fino”, mas, será que estão realmente treinando esta região?
Muitos dizem assim: “ah, eles são trabalhados já nos exercícios de bíceps e de puxadas, então nem preciso ficar treinando”
Precisa sim meu amigo!
Se você realmente está incomodado com o pouco desenvolvimento de uma determinada região, você precisa realizar treinos específicos para ela e dar prioridade a esta região.
Um outro erro que algumas pessoas cometem, é que elas até treinam a tal região fraca, mas deixam lá para o final da sessão de treinamento, e ainda por cima fazem poucos exercícios para ela.
Voltando no caso dos antebraços…
Digamos que sua sessão de treino seja a seguinte: dorsais, bíceps, antebraços.
Aí você faz 3 exercícios para os dorsais, 2 a 3 para os bíceps e por último 1 para antebraço…
Além dele ter ficado por último ainda foi feito apenas um exercício…
Sua energia está baixa, sua concentração também, e você já está doido para ir embora…
Você acha mesmo que vai desenvolver esta região?
É claro que não!
Se este grupamento muscular é o seu mais fraco e é sua prioridade, ele deve ser treinado primeiro e ser acrescentado um pouco mais de exercícios e talvez a frequência (vou falar mais a frente)
Que tal quando ao chegar na academia treinar primeiro os antebraços em torno de pelo menos 2 exercícios e depois seguir a rotina normal que estava fazendo?
Ai você pode estar pensando:
“Ah, mas se eu treinar os antebraços primeiro, não renderei nos dorsais e nos bíceps, pois, eu preciso dos músculos dos antebraços bem descansados para segurar os acessórios na hora dos exercícios!”
Aí eu te respondo:
“Você está realmente preocupado com o desenvolvimento dos seus antebraços ou com os dorsais e bíceps? Se sua prioridade é antebraço TREINE ELES PRIMEIRO! Mesmo que tenha que diminuir as cargas nos outros grupamentos musculares!”

Dica # 2

Você Está Treinando Sua Região Mais Fraca Frequentemente Suficiente?

Se uma determinada região sua é a mais fraca, a que menos tem desenvolvimento, procure verificar se a frequência na qual ela está sendo estimulada está sendo a suficiente.
Vamos a um exemplo…
Digamos que suas panturrilhas sejam a região na qual você não esteja satisfeito no momento.
Primeiro analise a questão que eu disse na dica # 1, e depois analise quantas vezes por semana está treinando esta região.
Se você treina-as apenas uma vez por semana, não espere mesmo por bons resultados!
Comece a treiná-las pelo menos 2 vezes por semana e quem sabe até mesmo três…
Comece com duas vezes e acompanhe os resultados. Se não for o suficiente, experimente aumentar para três.
Algumas pessoas já vão melhorar os resultados com duas vezes, enquanto outras precisarão de três vezes.
A cada dia que for treinar, varie os exercícios, séries e repetições.
Por exemplo, no caso das panturrilhas, se você for treinar 3 vezes por semana, no primeiro dia você pode treinar “panturrilha em pé no smith machine” e “panturrilhas no leg 45º”; no segundo dia que for treinar, pode fazer “panturrilhas sentado” e “panturrilha em pé unilateral”; no terceiro dia pode treinar “panturrilha no leg horizontal”, e “panturrilha no hack machine”.
Varie treinos de hipertrofia com um pouco de resistência muscular, treinos de 6 a 8 repetições, 6 a 10, 8 a 10, 10 a 12, 12 a 15…
Entre 2 a 4 séries para cada exercício…
Enfim, são somente exemplos de como variar os estímulos na musculatura e quebrar o estado de adaptação.

Dica # 3

Foco Na Qualidade De Execução

Sempre em primeiro lugar foque-se na qualidade de execução dos exercícios que está realizando, principalmente mais ainda nas partes mais fracas.
Controle bem a fase excêntrica/negativa/de descida do peso. Não faça esse momento com velocidade alta…
A fase negativa é muito importante para ganhos de força e massa muscular, por isso, não desperdice esse momento importante.
Se a carga estiver leve, conte até 4 segundos na descida, e a medida que o tempo for passando e estiver pegando cargas mais pesadas vai diminuindo este tempo para 3 segundos e até chegar a 2 segundos. Menos do que 2 segundos é contraprodutivo e não trará resultados satisfatórios para você.
Faça o movimento perfeito, com concentração e com controle absoluto. Não tenha pressa e dedique-se a isso!

Dica # 4

Dedique-se A Sua Nutrição!



Não adianta nada querer desenvolver partes fracas se sua nutrição não está adequada… Você simplesmente não sairá do lugar!
Capriche na sua alimentação, consulte-se com um bom nutricionista e analise a possibilidade de suplementar se for necessário.
Isso tudo pode influenciar em melhores resultados nos seus treinos das regiões mais fracas do seu corpo.

Dica # 5

Fazer Mais Não Significa Necessariamente Mais Resultados

Uma coisa que ainda precisa ficar clara para muitos praticantes de exercícios é que mais nem sempre é sinônimo de melhores resultados…
Tem gente que quer desenvolver mais as pernas e por isso acham que devem treinar sempre 3 vezes por semana, mesmo as pernas NÃO SENDO a sua região mais fraca!
Não é porque gosta mais de uma parte do seu corpo que ela deve ser treinada mais vezes!
Mulheres fazem muito isso com as pernas e com a bunda!
Acham que para essas regiões ficarem cada vez maiores, “malhadas”, e bonitas precisam treinar 3 vezes por semana (ou mais…), mesmo que essas regiões possuam um desenvolvimento normal e não sejam suas regiões mais fracas.
Isso é um grande engano! Não confunda sua região de preferência com sua região deficiente! São duas coisas diferentes!
Todos os grupamentos musculares devem serem treinados praticamente de forma igual no que se diz a frequência/volume total de treinos, sendo que uma pequena diferença para mais PODE SER necessária para o(s) grupamento(s) muscular(es) fraco(s)
Portanto, essas são as dicas que eu deixo para você com relação ao desenvolvimento de suas partes fracas e espero que o artigo tenha contribuído para você se está nesta situação! 
Aproveite e veja o vídeo abaixo com dicas bem legais para desenvolver a musculatura do peitoral, se for o seu caso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário