sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ficar Inchado No Treino E Dolorido No Dia Seguinte É Sinal De Um Bom Treino?


Existem dois efeitos nos músculos que as pessoas popularmente usam para concluírem se seus treinamentos foram bons ou não, que são os efeitos de ficar com músculos inchados no treino, e/ou ficar dolorido nos dias seguintes. Mas será que isso realmente é sinal de que foi feito um bom treino?
Antes de responder a pergunta, vamos identificar quais são as causas que geram esses efeitos:

Efeito Ficar Inchado No Treino

Este é um efeito imediato no treino, porém de curta duração e ele é resultado de maior circulação de volume sanguíneo na região em que está sendo treinada.
O grau de inchaço muscular depende de alguns fatores como o tipo de exercício, a velocidade de execução, o intervalo de descanso entre uma série e outra e o número de repetições executados.
Quanto mais velocidade de execução, quanto menor o intervalo de descanso entre uma série e outra, e quanto maior o número de repetições executa-se em um determinado exercício, maior o efeito de inchaço muscular.

Efeito Ficar Dolorido No Pós Treino

Este é um efeito tardio, que geralmente aparece em torno de 24 horas após o último treino realizado e perdura por 3 dias ou mais dependendo do que foi feito no treinamento.
Se o estímulo foi excessivo, provavelmente o dolorido na região poderá durar até mesmo aproximadamente 7 dias comprometendo até mesmo a execução de tarefas simples do dia a dia como andar, abaixar, carregar objetos…
Alguns fatores causam o efeito de dor muscular pós treino tais como a seleção de exercícios, o quanto o seu corpo está ou não acostumado com o que está sendo feito, e fatores individuais.
Você deve se recordar dos primeiros treinos que fez de musculação e ficou dolorido nos dias seguintes, ou mesmo quando praticou uma atividade física que nunca tinha feito antes, independente de ser musculação e sentiu os músculos que foram trabalhados doloridos nos dias seguintes, não é mesmo?
Ou seja, seu corpo nunca tinha feito aquilo, não estava acostumado com aquele estímulo, e por isso, ficou dolorido como reação.
Mas, com o passar dos dias ele vai se acostumando, fortalecendo-se e aos poucos vai deixando de ficar dolorido.
Fatores individuais também geram dores musculares pós treino, por exemplo, eu geralmente fico dolorido com treinos de peitoral, mas, dificilmente fico em treinos de bíceps, por mais que eu aumente a carga dos exercícios. Sou muito mais sensível nos peitorais do que nos bíceps…
É bem comum os praticantes de musculação acharem que treino bom é aquele que deixa inchado durante o treino e que deixa dolorido nos dias seguintes.
Porém, isso não é necessariamente verdade…
Como já viu antes, muitas repetições, poucos intervalos de descansos e cargas leves geram mais efeitos de resistência muscular e não ganhos de massa muscular.
Ficar dolorido no dia seguinte pode ter sido sinal de que houve exageros nos treinos, principalmente se ficou muito dolorido e está com uma certa dificuldade de realizar suas atividades do dia a dia.
Tem gente que aumenta o peso dos exercícios e mesmo assim não fica dolorido no dia seguinte, e isso não quer dizer que o treino foi ruim!
Principalmente praticantes de níveis avançados já terão menos incidência de dores musculares no pós treino, pois, eles já experimentaram muitos tipos de estímulos e treinos para os seus músculos, já pegam bastante peso e já possuem muitos anos treinando.
Mesmo assim eles são musculosos, e possuem grandes resultados!

Se Ficar Inchado E Dolorido Não É Necessariamente Sinal De Um Bom Treino, Então O Que Me Faz Ter A Certeza De Que Fiz Um Bom Treino?

Veja bem, a meta do seu treinamento não é fazê-lo sentir-se esgotado, drenado, destruído no final dele. Sua meta não é obter inchaço monstruoso durante o treino. Sua meta não é sentir-se dolorido pra cacete nos dias seguintes.
Ao invés disso, sua meta real é fazer progresso! Este é o único indicador de um treinamento bem sucedido!
Não baseie a efetividade dos seus treinamentos na forma como você se sente nele, baseie-se na quantidade de progressão que você fez!
Conseguiu aumentar as sobrecargas dos exercícios? Conseguiu terminar seu treino dentro do tempo previsto ou até mesmo conseguiu reduzir este tempo? Treinou em intensidades voltadas para ganhos e desenvolvimento muscular?
É isso que realmente importa.
Então, se a sobrecarga progressiva está acontecendo em uma taxa aceitável e realística, isso é o que importa, mesmo que não fique muito inchado no treino ou dolorido no dia seguinte.
Seus treinos estão funcionando independente de quanto de dor ou inchaço você sente-se ou não.

Porém, Esses Efeitos Não São Totalmente Inúteis!

Apesar de ficar dolorido não dizer-nos  qualquer coisa com relação a efetividade dos seus treinamentos, eles podem não serem totalmente inúteis. De fato, eles podem sim servirem para propósitos legítimos.
Eles são indicadores de que seus músculos fizeram alguma coisa. Eles dizem que um determinado grupamento muscular fez alguma coisa.
Vamos a um exemplo:
Digamos que você tenha focado-se no treinamento de costas, realizando remadas, puxadas entre outras coisas, e durante o exercício sentiu os bíceps incharem e após o exercício sentiu seus bíceps doloridos e que fizeram muito mais trabalho que as costas, e como se suas costas nem tivessem sido trabalhadas…
Neste caso há um problema aí, se o seu foco eram as costas…
Neste caso, um baixo inchaço e dor pós exercício nas costas é sinal de que você não está usando de forma apropriada o músculo alvo durante o treino dele.
Concluindo Então, Você Não Deve Pensar No Inchaço E Na Dor Muscular Pós Treino Como Fatores De Eficácia Nos Seus Treinos. 
Você Deve Focar-se Na Progressão Gradual De Forma Eficiente E Sensata Dos Seus Treinos, Independente Se Vai Ficar Dolorido E Inchado Ou Não…
Veja o vídeo sugerido abaixo para complementar sua leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário